28 de Junho de 2022
Segundo Janilson, o salário dos ACS e ACE, o recurso financeiro, é repassado pelo Ministério da Saúde. “Como os municípios irão repassar o salário dos referidos profissionais, se o Ministério da Saúde não repassou o recurso para o aumento salarial” explicou o secretário.
Os pacientes apresentaram simultaneamente os sintomas de dengue, chicungunya e sarampo. Eles tiveram reações cruzadas das três doenças. Um dos casos de São Miguel do Tapuio já foi descartado pelo laboratório.
A Prefeitura do município de São Miguel do Tapuio, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando ações intensificadas de combate ao mosquito da dengue contemplando todos os bairros da zona urbana.
Os procedimentos acontecem sob a responsabilidade do médico cirurgião Dr. Josemar Rodrigues Soares e acontecem a cada 15 dias, contemplando a população sãomiguelense e de cidades vizinhas com cirurgias de histerectomia total, hernioplastia inguinal, hernioplastia umbilical, hernioplastia incisional, hernioplastia epigastrica, hemorroidectomia, entre outros procedimentos.
Com essa marca o município poderá editar decreto sobre a flexibilização do uso de máscaras, levando em consideração as recomendações do Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE-PI).
Janilson Rodrigues, secretário de saúde do município de São Miguel do Tapuio - Piauí, informou que o dia “D” da campanha de vacinação contra influenza e o sarampo acontecerá no dia 30 deste mês.
Segundo a médica infectologista, Amparo Salmito, os dois pacientes visitados foram liberados do isolamento domiciliar pela equipe, destacando que os casos continuam como inconclusivos, mas que ambos os pacientes já passaram do período de transmissibilidade da doença infecciosa.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) está investigando dois casos suspeitos de sarampo, no município de São Miguel do Tapuio, a 226 km de Teresina. O último registro da doença no estado ocorreu em 2019, quando foram registrados 12 casos.
A reunião foi conduzida pela coordenadora da CIR, a secretária de saúde da cidade de Castelo do Piauí, Antonia Ribeiro (Toinha), e teve como pauta principal a apresentação do projeto de implantação do Consórcio Intermunicipal de Saúde, considerando os municípios do aglomerado 6, do território de Carnaubais.
Segundo a Secretaria, a imunização seguiu conforme as recomendações e de acordo com os protocolos dos órgãos de saúde, incluindo os grupos definidos através do Conselho de Saúde.
Em termos proporcionais, Piauí é o Estado que mais vacinou sua população com a 1ª dose da vacina contra a covid-19. Até o momento, segundo o consórcio de veículos de imprensa junto a secretarias de 26 Estados e Distrito Federal, 92,46% dos habitantes do estado receberam ao menos a primeira dose.
As cirurgias aconteceram nos dias 6, 13 e 27 do corrente mês, sob a responsabilidade do médico cirurgião Dr. Josemar Rodrigues Soares. Em média 14 cirurgias foram realizadas em cada um dos dias.
A audiência será realizada no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores a partir das 09h do dia 17 de março.
O evento visa a discussão e criação de propostas e políticas públicas sobre os avanços e garantias dos serviços da atenção psicossocial do município.
Desse total, 14.534 foram em relação a primeira dose, o que representa um percentual de 97% da população alvo vacinada, 12.385 segunda dose/dose única (89%), 6.261 doses de reforço (48%) e 1.035 doses pediátricas (59%).
Segundo o diretor da unidade hospitalar, o fisioterapeuta André Nepomuceno, foram realizadas 6 cirurgias gerais e 7 pequenas cirurgias.
Devido a apresentação de constantes problemas mecânicos e a solicitação feita pela administração da unidade hospitalar, a Secretaria resolveu recolher os dois veículos disponíveis na unidade para a manutenção, sendo um modelo Amarok e outro uma S-10.
A nota informa à população a adoção das medidas legais cabíveis junto à Secretaria de Estado da Saúde-SESAPI, à qual o hospital é vinculado, destacando que todos os atos necessários ao esclarecimento do fato, que dependiam da direção, foram praticados.
Na ocasião, os manifestantes utilizaram um aparelho de som para fazer declarações contra o médico na porta da unidade. No mesmo aparelho de som, Dr. George fez os seus esclarecimentos aos familiares, destacando que prestou a atenção médica necessária à paciente. "Tudo que foi possível fazer para Dona Maura, nós fizemos” afirmou o médico.
O médico Dr. George A. L. Bezerra vem sendo acusado de negligência médica por familiares da jovem Maura Martins Oliveira, de apenas 23 anos, que faleceu na madrugada do último dia 16 no Hospital Estadual José Furtado de Mendonça, de São Miguel do Tapuio, no Piauí.
Segundo dados da própria Secretaria, que é coordenada por Janilson Rodrigues, foram ao todo 30.193 doses aplicadas, sendo 13.701 primeira dose, 12.103 segunda dose/dose única e 4.389 doses de reforço.
O reajuste salarial foi uma das reivindicações apresentadas pelos profissionais, um pleito antigo da categoria.
Segundo o secretário da pasta, Janilson Rodrigues, a campanha de vacinação segue um cronograma, atendendo primeiramente as crianças de 5 a 11 anos de idade com comorbidades e da faixa etária de 10 e 11 anos sem comorbidades.
O que há de alentador é que, como a ciência já vem dizendo há bastante tempo, vacinas salvam vidas. O gráfico mostra o risco de hospitalização em pessoas acima de 60 anos. Os que estão com o esquema vacinal completo apresentam um risco dez vezes menor de internação do que os que não se vacinaram. Os números falam mais alto que qualquer grito ideológico.
Entre as medidas estabelecidas pelo documento, fica adiado o início das aulas presenciais da rede municipal de ensino, pelo período de 14 dias, a partir de 7 de fevereiro, com previsão de retorno das aulas para o dia 21 do corrente mês.
Esta enquete já recebeu 5 opniões.