Aconteceu nesta sexta-feira, 11 de abril, no Auditório do CadÚnico (CRAS), em São Miguel do Tapuio (PI), a 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de São Miguel do Tapuio, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (SEMAST), Conselho Municipal de Direitos Humanos, Comitê de Enfrentamento à Violência LGBTfóbica e a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC-PI), discutiu políticas públicas para a população LGBTQIA+.
Palestra Magna e Grupos de Trabalho
A palestra magna, "Avanços e Desafios nas Políticas Públicas para a População LGBTQIA+", foi proferida por Vitor Kozlowski, Gerente de Enfrentamento à LGBTQIAfobia da Superintendência de Direitos Humanos - SASC.
Makely Gomes, Conselheira Estadual dos Direitos da População LGBTQIA+, participou dos grupos de trabalho, discutindo e propondo políticas públicas que serão encaminhadas para a 4ª Conferência Estadual de Direitos da População LGBTQIA+.
Parceria e Inclusão
Makely e Vitor destacaram a valiosa parceria entre a Gestão Municipal de São Miguel do Tapuio e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos - SASC PI, na busca pela inclusão das pessoas LGBTQIA+. A conferência reafirmou o compromisso do município com a proteção e promoção dos direitos da população LGBTQIA+.
Objetivos da Conferência
A 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ teve como objetivos:
- Propor políticas públicas: Para promover a inclusão e proteção dos direitos da população LGBTQIA+.
- Enfrentar a discriminação e a violência: Contra pessoas LGBTQIA+, monitorar dados de violência e expandir o alcance das políticas públicas.
- Fortalecer parcerias: Entre o município e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos - SASC PI.