UNICEF destaca ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de São Miguel do Tapuio


Emilly de Oliveira, de 8 anos, é uma entre as cerca de 50 crianças de 3 a 8 anos que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ofertado pelo Centro de Referência de Assistência Social de São Miguel do Tapuio, no interior do Piauí. Lá, todas as tardes, depois da escola, ela participa de aulas de ballet, entre outras atividades direcionadas para meninas e meninos em situação de vulnerabilidade social.

“Eu pedi para minha mãe me para botar no ballet porque meu sonho era ir para o ballet. Quando dá uma hora, a minha mãe vai lá na porta da escola me buscar, eu me troco e vou lá para a parada esperar a van me buscar para ir para o serviço de convivência”, explica a pequena bailarina.

São Miguel do Tapuio participa do Selo UNICEF desde 2007 e fortalecer o orçamento público para políticas de assistência social faz parte de um dos resultados sistêmicos da iniciativa. Mais da metade dos 17 mil habitantes do município está inscrita em programas de transferência de renda. Nos últimos anos, políticas municipais de proteção social foram fortalecidas por meio do aumento orçamentário, possibilitando uma maior oferta de atividades para populações nas áreas urbana, rural e quilombola.

“No momento, eu estou recebendo apenas mesmo R$ 650, que é do Bolsa Família. Então eu pago água, luz e o que sobra vai para ela. Desde pequenininha, a Emilly me dizia ‘mamãe, eu quero fazer ballet, eu quero fazer aquilo ali quando ela via as outras criancinhas passando’. Até que surgiu uma vaga para ela”, conta Maria Emilene Ferreira, mãe de Emilly.

Enquanto salta piruetas, se maquia, estuda, Emilly se fortalece. Aprende mais sobre as potencialidades de sua história e sobre as diferentes possibilidades para o seu futuro. “Quando eu estou dançando ballet, eu me sinto totalmente incrível”, afirma Emilly.

Para implementar o Selo UNICEF na região Nordeste do País, o UNICEF conta com as parcerias estratégicas de B3 Social, Grupo Profarma, Instituto Claro, Itaú Social e RD Saúde.

Fonte: UNICEF


Jornalista Filipe Germano

Jornalista DRT 0002288/PI, Historiador, pós-graduado e editor chefe do Portal São Miguel Agora.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem