A Prefeitura de São Miguel do Tapuio, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou na manhã desta quinta-feira (27) o II Fórum Comunitário do Selo UNICEF Edição 2021-2024. O evento teve como objetivo apresentar resultados e prestar contas das atividades realizadas nos últimos três anos, beneficiando crianças e adolescentes, além de discutir novas propostas e iniciativas.
Durante o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, o município reuniu toda a sociedade para apresentar os resultados alcançados sobre as ações que foram propostas no Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, aprovadas no 1º Fórum Comunitário, em 2022. Nesse plano foram traçadas metas para as áreas da Educação, Saúde e Assistência Social, as quais ao longo desses quatro anos cumpriram atividades pré-estabelecidas pela metodologia do Selo UNICEF.
Ao participar do evento, o presidente do CMDCA, Daniel Cruz, destacou que "Se não for para mudar a vida das pessoas, não vale a pena estar aqui", e elencou os avanços conquistados com as ações implementadas nos últimos anos, que podem ser conferidas na lista abaixo:
- 1- Rede de Proteção em pleno funcionamento, trabalhando de forma intersetorial (Saúde, Educação e Assistência Social).
- 2- Escuta Especializada implantada e implementada, com profissionais capacitados, e inclusive com Psicólogas para atendimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violências, evitando assim a exposição da vítima.
- 3- Uso obrigatório do SIPIA onde o Unicef recomenda registro de 25 casos e o Município registrou 206 casos registrados. Batendo assim a meta estipulada pelo UNICEF.
- 4- Equipagem do Conselho com computadores novos, veículo de uso exclusivo e reforma e revitalização do prédio.
- 5- Realização de Campanhas de prevenção às violências.
- 6- Programas de Saúde Mental e Proteja onde realiza ações para meninos e meninas.
- 7- Atenção especial para as famílias atípicas através dos encontros com as famílias.
- 8- Prevenção de forma rigorosa aos casos de violências no Município.
O evento contou ainda com a presença do prefeito municipal Pompilio Evaristo Cardoso Filho, bem como das avaliadores Lana Grazielle - Coordenadora de implementação do Selo Unicef-PI, Mayara Barbosa - Oficial de Comunicação do UNICEF Brasil, do vereador Julieta, vereador Clodomar Mineiro, secretários e assessores da Gestão Municipal, além de representantes da sociedade civil organizada.