Prefeito Pompilim e vereador José Cardoso representam SMT na Caravana Federativa


A 10ª edição da Caravana Federativa, uma iniciativa itinerante que percorre diversos estados brasileiros, chegou a Teresina nesta quinta-feira (20), com uma programação que se estende até sexta-feira (21) no Centro de Convenções de Teresina. O objetivo do evento é aproximar órgãos federais de gestores municipais, promovendo um diálogo direto e acelerando a resolução de questões locais.

O prefeito de São Miguel do Tapuio, Pompilim (PSD), participa do evento, que conta com técnicos de diversas áreas de órgãos federais, promovendo paineis, palestras e oficinas, abordando temas como assistência social, educação, saúde, habitação e infraestrutura.

Também representando o município de São Miguel do Tapuio, o vereador sãomiguelense José Cardoso e a pré-candidata a vereadora Letícia Monte acompanham a programação.

Ao participar na manhã de hoje, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou a importância do evento para o fortalecimento do federalismo no Brasil, uma marca do governo do presidente Lula. Fonteles afirmou que a Caravana Federativa é importante para resolver questões entre o governo federal e os entes subnacionais, garantindo que os recursos cheguem à ponta e melhorem a vida das pessoas.

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, ressaltou que a grande função da Caravana é levar os serviços até os locais onde as pessoas vivem, facilitando o acesso dos municípios aos serviços federais.

“O presidente Lula determinou que o governo saia de Brasília e vá até onde as pessoas vivem, no município e no estado, trabalhando de forma integrada. Com essa integração, buscamos garantir a prestação de serviços e a solução de inúmeros problemas que os municípios enfrentam. Essa é uma oportunidade para o diálogo entre os níveis de governo e a sociedade”, explicou Wellington Dias.

O governador Rafael Fonteles destacou os investimentos e obras que estão sendo realizadas no Piauí, graças à parceria com o governo federal. Ele falou sobre projetos na área da saúde, educação, transporte e infraestrutura, e ressaltou a importância da continuidade dessas ações para o desenvolvimento do estado.

“A Caravana Federativa vem para vencer etapas da burocracia que ainda não foram superadas, facilitando a adesão a programas nas áreas de educação, saúde, segurança, entre outras. Os prefeitos do Piauí têm aproveitado ao máximo essas oportunidades, e isso se reflete nos diversos programas e obras que estão sendo implementados no estado”, concluiu Rafael Fonteles.
O presidente Lula vem ao Piauí para o encerramento da Caravana Federativa. É o primeiro estado que conta com a presença do gestor.

Com informações do G1.
Jornalista Filipe Germano

Jornalista DRT 0002288/PI, Historiador, pós-graduado e editor chefe do Portal São Miguel Agora.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem