Nesta quinta-feira (2), Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral, o Ministério Público do Trabalho (MPT) alertou para o aumento dos casos no Piauí. Em 2024 já foram registradas 78 denúncias relacionadas a essa situação, quase a metade dos 158 contabilizados no ano passado e superior às 66 notificações em 2022.
"Assédio moral é todo e qualquer comportamento praticado pelo empregador ou seus prepostos que, pela intensidade, gravidade, sistematicidade ou repetição, provoca no trabalhador um desequilíbrio na sua rigidez psicofísica, gerando muitas vezes transtornos mentais que acarretam no afastamento do trabalho", explica Igor Oliveira, procurador do Trabalho e coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade).
Além de insultos, o procurador explica que diversas situações podem ser caracterizadas como assédio. “A cobrança exacerbada por metas inatingíveis e inalcançáveis, que ninguém consegue cumprir, gerando portanto um sentimento de impotência no trabalhador, que não consegue atingir aqueles objetivos fixados pelo empregador", pontua.
Os trabalhadores podem denunciar situações de assédio moral no site do MPT e nas unidades da instituição, tanto na capital como no interior do estado. "A população fique atenta e, identificando esse tipo de situação, provoque nossa atuação para que possamos fazer uma investigação bem apurada e com bastante afinco para responsabilizar eventualmente se identificar esse tipo de ilícito", concluiu o procurador.
Fonte: Cidade Verde
Tags:
Polícia