Ontem, 25 de abril, profissionais da pasta da saúde do município de São Miguel do Tapuio participaram de um treinamento para implantação do Programa Piauí Saúde Digital, o momento foi realizado no auditório do CadÚnico.
Nas redes sociais o prefeito Pompilim comentou sobre o programa.
“Esse é um grande avanço para a saúde de nosso Município, que não irá mais precisar se deslocar para os grandes centros, em busca de consultas especializadas. É a tecnologia ajudando a saúde a oferecer um serviço de qualidade a nossa população”, destacou o Gestor.
O projeto Piloto Piauí Saúde Digital é um serviço com o objetivo de expandir e melhorar a rede de serviços de saúde por meio de teleconsultas e telediagnósticos.
A plataforma do projeto funciona com a integração das bases de dados de atenção primária, secundária e terciária do município, buscando a redução das filas de espera e o tempo de atendimento ou diagnósticos, dando maior qualidade para o Sistema Único de Saúde (SUS) e evitando deslocamentos de pacientes e profissionais da saúde.
O projeto deve ser implantado em cada um dos 224 municípios do Estado, disponibilizando teleconsultas nas especialidades de dermatologia, psiquiatria, psicologia, neurologia, ginecologia, cirurgia geral, cardiologia, nutrição e pediatria. Além de capacitar profissionais e estudantes do Piauí com a oferta de cursos de telemedicina, prevenção da gravidez, técnico de enfermagem, entre outros.
Segundo o secretário de saúde Janilson Rodrigues, além das especialidades que serão ofertadas pelo programa no município, foi destinado pela Secretaria de Saúde do Estado a realização de eletrocardiogramas, com aparelhos e o telelaudo.
“É mais um avanço que estamos conquistando através do Governo do Estado com auxílio da tecnologia no acesso ao serviço de saúde em várias especialidades” , comentou Janilson.