A Secretaria Municipal de Saúde do município de São Miguel do Tapuio, por meio da coordenação do PROTEJA - Estratégia de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil, apresenta os resultados positivos das ações que atingem todos os indicadores do programa com excelência.
Os dados refletem diretamente na melhoria da saúde e nutrição das crianças e adolescentes para deter o avanço da obesidade infantil e contribuir para qualidade de vida e desenvolvimento saudável.
Dos 242 municípios participantes do programa, São Miguel do Tapuio ficou entre os 31 que conseguiram atingir as metas com qualidade dos números de assistência em Saúde.
A estratégia contempla um conjunto de ações essenciais e complementares que, reunidas e implementadas nos municípios, poderão apoiar a reversão do cenário de obesidade infantil no país. A expectativa é construir um compromisso no âmbito SUS e para além dele, envolvendo gestores, profissionais de saúde, organismos internacionais e entidades profissionais para apoiar os municípios no planejamento, implementação, monitoramento de ações e intervenções na APS e nos territórios, além de mobilizar parceiros de diversos setores capazes de contribuir com a construção de ambientes favoráveis às escolhas e comportamentos saudáveis.
A coordenadora técnica do proteja, a nutricionista Suzane Lima, ressalta a satisfação em gerir esse importante programa, proporcionando assim, uma melhoria no estado nutricional e desenvolvimento de práticas alimentares saudáveis.