Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nesta terça-feira (28/11), o deputado Henrique Pires (MDB) elogiou a expedição Rota do Homem Americano – composta por pesquisadores, empreendedores sociais e autoridades públicas – que estuda o Astroblema de São Miguel do Tapuio. O objetivo do grupo é conhecer sítios arqueológicos e paleontológicos.
Astroblema é uma estrutura causada por grande impacto de um meteorito. Conforme o parlamentar, o de São Miguel do Tapuio é “uma estrutura circular com 23 quilômetros de diâmetro e composto por quatro serras concêntricas e é uma testemunha silenciosa de um evento cósmico que ocorreu há centenas de milhões de anos”.
O parlamentar destaca que o astroblema estudado não é apenas um marco geológico, mas um ponto de cruzamento de rotas anteriores à vinda de Cristóvão Colombo ao continente americano. “É um ponto de convergência de caminhos que se estendeu desde a Venezuela até a Paraíba, e desde a Bacia do Prata ao norte do Piauí”, explica.
“A expedição Rota do Homem Americano proporcionou oportunidade única para explorar essa maravilha geológica, para propor pesquisas e campanhas de viabilidade desse importante patrimônio”, finalizou o deputado.
Fonte: 180 graus
Tags:
Política