A Paróquia de São Miguel Arcanjo, da cidade de São Miguel do Tapuio, promoveu no dia de ontem (29) uma grande programação para celebrar o Dia Nacional da Juventude 2023, que neste ano teve como lema “E todos ficaram saciados” (Mt 14,13).
A programação deu início por volta das 16h, quando aconteceu a recepção, no espaço do Clube Municipal, das caravanas de jovens oriundas de várias cidades do Vicariato Nossa Senhora do Desterro (Buriti dos Montes, Assunção do Piauí, Juazeiro do Piauí e Castelo do Piauí), além da juventude sãomiguelense e de várias outras cidades.
Centenas de jovens participaram do evento, que contou ainda com adoração ao Santíssimo Sacramento, momento realizado na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, logo em seguida houve a caminhada da juventude com percurso que saiu do centro da cidade até o Portal da Cidade, onde seguiu-se a programação.
Já no Portal da Cidade o evento seguiu com a entronização da imagem de São Miguel Arcanjo, Catequese que teve como tema “E todos ficaram saciados” (Mt 14,13), animação e louvor, momento mariano e vocacional, a celebração da Santa Missa e foi encerrado com Show Católico.
Para o padre Paulo Sérgio,o DNJ é a festa das juventudes.
“Foi com grande alegria que nossa Paróquia aceitou sediar este evento que envolveu toda esta grande região de nossa Diocese. Envolveu centenas de jovens das cidades de Castelo do Piauí, Buriti dos Montes, Juazeiro do Piauí, Assunção do Piauí, além dos jovens de nosso município, São Miguel do Tapuio. Celebrar esta festa das juventudes é celebrar um Deus que nos chama para a missão e anúncio do Evangelho. Especialmente neste ano, o DNJ quis chamar nossa atenção para o tema trabalhado na Campanha da Fraternidade 2023 (Fraternidade e Fome). É responsabilidade nossa cuidar do outro que, muitas vezes passa por necessidades, até fome mesmo, perto de nós. Corremos o risco de não ver, não perceber ou se fechar quando é preciso ajudar os irmãos que mais sofrem. Que o DNJ celebrado em São Miguel mantenha vivo em nosso coração a chama do amor e do serviço à caridade. Agradeço a todos que participaram e contribuíram para a realização deste evento”, declarou o pároco.
Representando a Paróquia de Nossa Senhora das Graças da cidade de Castelo do Piauí, o jovem Izanyo Pinheiro, declarou que o momento é importantíssimo na vida do jovem católico.
“A Celebração do Dia Nacional da Juventude é um momento importantíssimo na vida do jovem católico. É um momento forte onde as Juventudes rendem graças a Deus de pela vida e por suas vivências em comunidade. Participar de mais um DNJ em nossa Diocese, desta vez realizado nos vicariatos, me faz lembrar tudo que já vivi enquanto jovem na Igreja, as oportunidades de evolução e crescimento, a mudança nas atividades, o encontro com o Cristo Jovem e reforça em mim ainda mais, a ideia de uma Igreja jovem, que é para todos, todos e todos. Uma igreja acolhedora, uma Igreja Viva. Aproveito da oportunidade para pedir a Virgem Maria do Desterro, a quem este vicariato recebe o nome, sempre interceda por nossa juventude e que São Miguel Arcanjo, padroeiro que nos acolhe, nós defenda sempre nos combates que as juventudes enfrentam, que são as drogas, a falta de oportunidades de trabalho e renda e a fome, principalmente os jovens negros, LGBTQIAPN+ e as mulheres”, comentou o jovem.
O evento contou com a participação de padres de várias Paróquias da região:
- Pe. Paulo Sérgio, Pároco da Paróquia de São Miguel Arcanjo, São Miguel do Tapuio;
- Pe. Océlio, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Desterro e Administrador paroquial da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, Castelo do Piauí;
- Pe. Rafael, da Paróquia de São Francisco das Chagas, de Juazeiro do Piauí;
- Pe. Jerlan, da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, de Assunção do Piauí;
- Pe. Antônio Juscelino, cooperador nas paróquias de Nossa Senhora do Desterro e Nossa Senhora das Graças, de Castelo do Piauí.