O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes, realizou na última sexta-feira (1º) o curso de capacitação técnica destinado a vereadores, servidores municipais, estaduais e sociedade civil no auditório da Câmara de Vereadores da cidade de Campo Maior. O curso trouxe temas pertinentes à administração pública, e contou com uma grande adesão dos municípios da microrregião dos Carnaubais.
A Câmara Municipal de São Miguel do Tapuio foi representada pelos servidores Helson Soares Costa, Geineane Soares de Moraes e Erika Bezerra da Costa, que participaram de toda a programação do curso técnico.
O presidente do Legislativo Municipal, vereador Julieta - PSD, destacou a importância da capacitação para os servidores, que poderão a partir de agora melhorar os serviços desempenhados no parlamento.
“Um momento importante, onde os nossos servidores tiveram a oportunidade de aprenderem mais sobre os serviços que desempenham diariamente, assim podendo melhorar seus desempenhos diante de suas funções exercidas”, declarou Julieta.
Durante o evento, a diretora-executiva da Escola de Gestão e Controle (EGC), Valéria Leal, representou o presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros, e o diretor-geral da EGC, conselheiro Kléber Eulálio.
“O TCE Piauí, além da missão constitucional, de fiscalizar as contas públicas, têm essa função pedagógica de qualificar e capacitar os gestores públicos e a sociedade em geral. Aqui em Campo Maior, a solicitação partiu da Câmara de Vereadores do município e o Tribunal, juntamente com a Escola de Contas, atendeu esse pedido, inclusive, este ano nós já realizamos diversas capacitações em cidades do Piauí”, destacou.
Com 8 horas de conteúdo, o curso de capacitação iniciou na parte da manhã com palestras sobre parecer prévio do TCE-PI, prestação de contas e orçamento público, ministradas pela auditora de controle externo do TCE-PI e diretora de Fiscalização de Gestão e Contas Públicas, Liana Melo, e o auditor de controle externo do TCE-PI e chefe da Divisão de Fiscalização de Gestão e Contas Públicas 1, Vilmar Barros Miranda.
Na parte da tarde, o curso foi sobre o papel do vereador, a fiscalização das contas públicas, orçamento municipal e emendas impositivas que teve como palestrante o auditor de controle externo do TCE-PI e diretor de Fiscalização de Pessoal e Previdência , Inaldo de Oliveira.
Ao todo, 250 servidores participaram do curso e receberam certificado emitido pela EGC.