Com temperatura média de 36º, o município de São Miguel do Tapuio, localizado no Centro Norte do Piauí, registra onda de calor grave, com temperatura máxima que pode chegar aos 38º e mínima de 25º nesta terça-feria, 26.
Já o município de Oeiras (a 313 km de Teresina) bateu recorde e registrou nesta segunda-feira (25) a maior temperatura da história, com 42,4°C. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura mais alta da região tinha ocorrido no dia 29 de outubro de 2016, com 42,3°C.
Teresina também superou a máxima do ano, chegando a 40,2°C nesta segunda-feira (25). O último recorde da capital foi no dia 16 de setembro, com 39,8°C.
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH) divulgou ainda a lista das cidades que tiveram as maiores máximas do estado no mês de setembro. Confira abaixo:
- Picos: 41,6°C
- Piripiri: 41,6°C
- Floriano: 41,5°C
- Castelo do Piauí: 41,2°C
Segundo a Semarh, diversos fatores influenciaram para as máximas extremas observadas nos últimos dias no Piauí como o El Niño, e sua influência sobre os sistemas atmosféricos, o período crítico do “B-R-O-BRÓ” (última quinzena de setembro e primeira quinzena de outubro) e a mudança de estação, do Inverno para a Primavera.
Com informações do Cidade Verde