Prefeitos de todo Nordeste prometem fechar as sedes das prefeituras no próximo dia 30 de agosto. Eles protestam contra a redução no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Os prefeitos alegam que comparando julho de 2023 ao mesmo período do ano passado, a redução no FPM atinge 33%. Eles também reclamam de atraso na liberação das emendas especiais para custeio das áreas da Saúde e Assistência Social.
O prefeito de São Miguel do Tapuio, Pompilio Evaristo Cardoso Filho (PSD), confirmou que o município também fará a paralisação, destacando que a redução dos repasses causa prejuízos significativos nos serviços básicos que são custeados por esses recursos.
“O FPM caiu de forma muito drástica, muito abaixo do que já estava previsto, e se o governo federal não tomar nenhuma medida compensatória muitos serviços básicos públicos irão ser comprometidos”, declarou o Gestor.
O Gestor sãomiguelense ainda apontou que as finanças do município estão organizadas e que podem suportar até certo momento essa situação, que se prevalecer poderá afetar os serviços, onde outros municípios já sofrem drasticamente com essa situação da redução dos repasses federais.
Na região dos Carnaubais outros prefeitos já confirmaram adesão ao movimento, a exemplo do prefeito Magno Soares de Castelo do Piauí e Olavo Júnior de Buriti dos Montes.