A comunidade quilombola Macacos, situada na zona rural do município de São Miguel do Tapuio, vem protestando em reivindicação ao direito à saúde e educação quilombola há cerca de 121 dias.
A mobilização de moradores, que ocupou a Escola da comunidade, iniciou no dia 6 de fevereiro, tendo fim nesta quarta-feira (7) após constantes diálogos e cobranças à Gestão Municipal.
Segundo relatos da comunidade, gestoras e funcionárias da Escola começaram a adotar o racismo como prática cotidiana. A comunidade passou a ter suas reuniões vigiadas, mães de alunos eram proibidas de visitar a escola e seus filhos, a secretaria de educação se negou a colocar o nome “Quilombola” na fachada da escola, negando esta identidade.
Ainda no dia 7 de fevereiro do corrente ano, ao tomar conhecimento da mobilização e denúncia apresentada pelos moradores, o prefeito municipal, Pompilio Evaristo Cardoso Filho, oficiou convite direcionado à presidente da comunidade quilombola Macacos, a Sra. Felina Vieira de Almeida, para participar de reunião com a Gestão Municipal e discutir sobre o impedimento de realização de aulas na comunidade.
Durante esse período de 121 dias a Unidade Escolar Quilombola José Felix de Almeida foi ocupada pelos moradores, o que não permitiu a realização das aulas no ambiente escolar. Com esta situação a Gestão garantiu o direito ao acesso à educação dos estudantes na comunidade vizinha.
Ao titular deste Portal, o prefeito Pompilio falou sobre o diálogo e acordo firmado com os líderes da comunidade quilombola.
“Firmamos um acordo com a comunidade, chancelado ainda na semana passada, e hoje tivemos esse momento para reafirmar tudo que foi tratado no acordo ponto a ponto, entre a equipe da Gestão e os líderes da comunidade”, disse o Gestor.
O prefeito ainda destacou que o encontro foi positivo e que a comunidade irá avançar durante a sua gestão.
“Foi um encontro muito positivo e estou muito feliz que a gente conseguiu construir essas soluções e dizer que a comunidade vai avançar muito nos termos do acordo firmado e em outros muitos termos que temos compromisso como Gestão” concluiu.