Milton Sérgio Amaro da Silva, de 44 anos, foi condenado a 12 anos de reclusão pelo assassinato de Francisco de Sousa Costa. O caso aconteceu no dia 21 de janeiro de 2005, em São Miguel do Tapuio, a 227 km de Teresina. O julgamento ocorreu na quinta-feira (4) e o resultado foi divulgado pelo Ministério Público do Piauí (MP-PI) nesta segunda-feira (8).
De acordo com a denúncia do MP, Milton Sérgio assassinou Francisco com golpes de facão após, um dia antes do crime, cobrá-lo a dívida de um picolé e a vítima ter respondido que não tinha dinheiro naquele momento, mas que faria o pagamento depois.
Segundo o promotor de Justiça Jessé Mineiro, do MP-PI, ao ouvir isso, Milton ameaçou Francisco. O acusado teria dito: “Você não me paga, mas depois eu te pego”. No dia seguinte, a vítima foi ferida com vários golpes de facão, sofrendo lesões que a levaram à morte.
A sessão de julgamento ocorreu na Vara Única da Comarca de São Miguel do Tapuio. Milton Sérgio foi condenado pelo crime de homicídio por motivo fútil e emprego de meio insidioso ou cruel.
Após a sentença ser proferida, a Defensoria recorreu porque o réu ficou preso desde a prisão em flagrante, em 2005, até o relaxamento, em 2011, contabilizando 6 anos, 9 meses e seis dias de prisão em regime fechado.
Desta forma, o juiz Alexandre Alberto Teodoro da Silva acolheu o pedido da defensoria e alterou o cumprimento da pena do réu para 5 anos, 2 meses e 24 dias em regime semi-aberto.
Fonte G1