Nesta quinta-feira (13) a equipe de saúde que atua na região do Brejo dos Marianos, zona rural de São Miguel do Tapuio, desenvolveu ações de enfrentamento ao Aedes Aegypti que é o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana.
A ação faz parte da programação do Programa Saúde na Escola e contou com a participação de alunos da escola da comunidade.
"A finalidade da ação é fazer com que o conhecimento não fique restrito somente ao ambiente escolar, mas que as crianças atuem como propagadoras de informações e fiscalizadoras em suas residências" destacou a profissional Lívia, que compõe a equipe de Saúde.
A dengue é uma doença febril aguda causada pelo vírus da dengue. Esse vírus possui quatro sorotipos conhecidos e é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti.
A gravidade dos sintomas pode ser diferente de pessoa para pessoa (de acordo com o histórico de doenças crônicas, por exemplo) e ainda depende do tipo de vírus transmitido, e se houve uma infecção anterior pela doença.
Como se prevenir?
A dengue é uma doença tropical muito comum nos meses de verão. No Brasil, as chuvas que acontecem entre os meses de janeiro e março ajudam no acúmulo de água em latas, embalagens, pneus, vasos de plantas, garrafas e copos plásticos, caixas d’água e cisternas descobertas, entre outros.
O mosquito Aedes aegypti, responsável pela dengue, pela zika e pela chikungunya, se reproduz em focos de água como esses citados acima. Por isso, o melhor meio de prevenção é combater esses focos e evitar a reprodução do inseto, já que, como falamos acima, não há cura para a infecção.