No município piauiense de São Miguel do Tapuio produtores rurais estão aderindo ao Programa Agronordeste, que está sendo implantado no município através de uma parceria da Prefeitura Municipal, Secretaria de Agricultura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Na manhã deste sábado, 25, cerca de 30 produtores, de caprinos, ovinos e de apicultura, participaram de uma reunião no espaço do Bolsa Família, que foi conduzida pelos consultores do Sebrae Larielson Alencar e Karpegianne Araújo.
O Plano AgroNordeste foi lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2019, para impulsionar, por meio da integração de ações e políticas públicas, o desenvolvimento econômico, social e sustentável da Região Nordeste e do norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Com complementaridade e sinergia conjuga ações que visam o fortalecimento das cadeias produtivas, ampliando o potencial de sucesso dos agricultores familiares da zona semiárida.
O Plano AgroNordeste tem como objetivo primário aumentar a competitividade da agricultura e da pecuária regional, mediante a implementação de ações interconectadas, visando à realização de melhorias nas competências individuais e organizacionais dos beneficiários.
Segundo o engenheiro agrônomo Larielson, o Programa tem intenção de orientar os produtores a produzir mais e melhor, bem como ajudar na comercialização de seus produtos.
Karpegianne Araújo, também engenheiro agrônomo, destacou que a proposta de trabalho para os produtores sãomiguelenses contemplará consultorias, palestras, oficinas e cursos.
“Entre essas ações estão capacitações para redução de custos, melhoria do manejo nutricional e sanitário, controle do calendário vacinal, melhoria de processos e da gestão da produção", destacou Karpegianne.