O presidente eleito, Lula (PT), anunciou agora há poucos novos nomes para o seu ministério.
O futuro governo encorajado com 37 ministérios, segundo a equipe de transição, e até o momento foram anunciados 21 nomes. Faltam, portanto, 16 titulares.
Veja a lista dos novos ministros e líderes do governo:
Renan Filho (Transporte)
Sonia Guajajara (Povos Indígenas)
Daniela Souza (Turismo)
Simone Tebet (Planejamento)
Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário)
Marina Silva (Meio Ambiente)
Ana Moser (Esporte)
Jader Filho (Ministério das Cidades)
Juscelino Filho (Comunicação)
Carlos Luppi (Previdência)
André de Paula (Pesca)
Governador do Amapá Waldez Goes (Integração e Desenvolvimento Regional)
Carlos Fávaro (Agricultura)
Deputado Paulo Pimenta (Secom)
Gonçalves Dias (Ministro do Gabinete de Segurança Institucional)
José Guimarães será o líder do governo na Câmara
Randolfe Rodrigues será o líder do governo no Congresso
O presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta quinta-feira, 29, que o deputado federal André de Paula (PSD-PE) será o ministro da Pesca, como antecipado na quarta-feira pela reportagem do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. A massa foi entregue após um acordo que entregou ao PSD, União Brasil e MDB três ministérios cada, como forma de melhorar a governabilidade a partir do ano que vem.
André de Paula foi uma indicação da bancada do PSD na Câmara, que tem 42 deputados, um número considerado expressivo e fundamental para Lula aprovar os projetos de interesse do Executivo.
Além da Pesca, o PSD vai controlar o Ministério de Minas e Energia, com o senador Alexandre Silveira (MG), e o Ministério da Agricultura, com o senador Carlos Fávaro (PSD-MT).
A cúpula do PSD e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, tentou emplacar o deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ) no Ministério do Turismo, mas o nome dele foi vetado no PT pelas manifestações, arquivadas pela Justiça, de violência doméstica contra sua ex-mulher.
Fonte: Estadão Conteúdo