Dr. Willames Diniz, atual secretário de Agricultura de São Miguel do Tapuio, chama a atenção dos proprietários e criadores do município para a certificação da vacinação dos rebanhos bovinos contra a Febre Aftosa.
Segundo o Secretário, o prazo para a apresentação da documentação comprobatória para a emissão da certificação será até o dia 15/12/2022, onde o proprietário poderá comparecer na Sala do Empreendedor para regularizar a situação, principalmente aqueles que não possuem cadastro junto a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí - ADAPI.
Willames destaca que a apresentação da documentação das vacinas garante a isenção de penalidades, assim como a garantia da segurança de seus animais.
Ao final desse prazo de certificação, a Adapi dá início ao pós-etapa, momento em que os fiscais da Agência abrem investigação a fim de descobrir as propriedades nas quais não houve imunização e intervir junto a esses criadores no sentido de conscientizá-los a realizar a vacinação de todos os animais. Os inadimplentes estão passíveis de sanções, avaliadas de acordo com sua situação cadastral.