Alunos do Palácio da Educação viajam para Pedro II para estudo sobre a Opala


Alunos pertencentes a rede municipal de ensino de São Miguel do Tapuio, matriculados na Unidade Escolar Palácio da Educação, participaram na data de ontem (10) de uma aula passeio com destino a cidade de Pedro II.


Os alunos percorreram mais de 160 km, juntamente com uma equipe de professores, para aprenderem sobre o impacto ambiental causado em consequência da extração da Opala, pedra preciosa conhecida por produzir lampejos das sete cores do arco-íris, tem sua maior jazida brasileira no município piauiense visitado pelos estudantes sãomiguelenses.


A aula foi coordenada pelas professoras Paizinha Mendes e Silvana Maia e contou ainda com a participação das Coordenadoras Lucinha Araújo e Etiele Rodrigues e da professora Gracinha.


Segundo pesquisadores, apenas 10% da opala de Pedro II foi explorada. As pedras são extraídas durante o período em que cessam as chuvas na região. Os garimpeiros dependem da sorte: as pedras são encontradas ao acaso, e há aqueles que já passaram anos sem encontrar uma sequer. 


Jornalista Filipe Germano

Jornalista DRT 0002288/PI, Historiador, pós-graduado e editor chefe do Portal São Miguel Agora.

2 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem