Por Sávia Barreto
O advogado e ex-diretor do Interpi, Chico Lucas, deve mesmo ser o novo secretário estadual de Segurança Pública, segundo apuração da coluna com fontes ligadas ao governador eleito Rafael Fonteles. Vale lembrar que além da experiência de ter sido presidente da OAB-PI, Chico Lucas foi aprovado no concurso da Polícia Rodoviária do Piauí aos 19 anos e atuou na área por cinco anos.
Ele não estará sozinho na segurança, que terá reforços já no Orçamento aprovado esse ano na Alepi. O subsecretário, na linha de frente das operações e parte técnica da área deve ser o atual Delegado Geral, Lucy Keiko. Já o novo Delegado Geral deve ser confirmado como Matheus Zanatta, atual gerente de Polícia Especializada.
Time A
Nas outras áreas, a tendência também é a que a Sasc seja indicada por um “deputado com perfil social”. O deputado Georgiano Neto ficará com a indicação da Setrans e uma coordenadoria e não mais com a Sasc, como previsto anteriormente. Já o deputado federal Fábio Abreu (PSD), deve assumir como secretário de uma pasta que faz obras e assim se viabilizar como candidato a prefeito de José de Freitas em 2024. A pasta não foi definida.
RafaBoys em alta
Na Seduc, o nome é o do juiz do Trabalho, Washington Bandeira, que terá que se desligar da magistratura. O secretário de Saúde deve ser o médico Dirceu Hamilton Cordeiro Campelo, enquanto a área da alta complexidade seria dirigida pelo também médico Leonardo Machado, ambos são “RafaBoys”, nomes jovens e técnicos, que estudaram na juventude no Instituto Dom Barreto com o governador eleito.