Vacinação - 15/08/2018, 11:23

Dia “D” de vacinação contra pólio e sarampo acontecerá sábado (18) em São Miguel do Tapuio

De acordo com a Coordenadora de Imunização do município, Karina Chaves, a campanha tem por objetivo vacinar quem nunca tomou a vacina; completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas; dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente.


Filipe Germano Midi 39124095 10211697298165092 4907644105896493056 n Coordenadora de Imunização Karina Chaves

A Campanha de Vacinação contra poliomielite e sarampo terá seu ponta pé inicial neste próximo sábado, 18 de agosto, com a realização do Dia “D” da campanha no município de São Miguel do Tapuio. Crianças entre 1 e 5 anos podem ser levadas ao posto de saúde para receber vacina, independente se já tomaram o imunizante ou não -- com exceção para quem tomou a vacina mais recentemente, nos últimos 30 dias.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que no sábado, 18, a campanha será realizada apenas na zona urbana do município no período de 08 às 17h com equipes atuando na UBS Canto, UBS Aldenora Araújo, UBS Dona Rosaura, UBS Luís Araújo Torres, CEEPRU Conego Cardoso, U. E. Mamede Alves, U. E. Antônia Maria da Matos, Sede do Programa Bolsa Família e U. E. Novo Horizonte.

A vacinação na zona rural será realizada pelas equipes de Saúde da Família no período de 21 a 23 de agosto. A população deverá procurar a Unidade de Saúde mais próxima.

De acordo com a Coordenadora de Imunização do município, enfermeira Karina Chaves, a campanha tem por objetivo vacinar quem nunca tomou a vacina; completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas; dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).

Quem deve ser vacinado?

  • Contra a poliomelite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa "gotinha".
  • Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.
  • Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

“Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice Viral (que também protege contra caxumba e rubéola), seja qual for a situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias” pontua Karina.


Fonte: Redação: Filipe Germano
Comentários