Enquete - 26/07/2021, 21:13

Enquete aponta São Miguel Agora como um dos principais canais de comunicação de SMT 

“Ficamos devidamente felizes em sermos um dos apontados para a batalha, melhor que isso, de ser reconhecido com um meio de comunicação atuante e em tempo real, essa sempre foi a nossa proposta inicial. Hoje sabemos que muitos objetivos foram alcançados. Gratos pela confiança, credibilidade, e atenção dedicada por nosso público. O nosso muito obrigado, vamos continuar esse trabalho sério e de qualidade para toda a nossa população” publicou o jornalista Filipe Germano, editor chefe do Portal São Miguel Agora.


Filipe Germano Midi 22

Uma enquete realizada pela página São Miguel do Tapuio - Piauí, no Facebook, administrada por Maceone Tacarijus, estudante de Ciência Política da UFPI, apontou o Portal São Miguel Agora com um dos principais meios de comunicação de São Miguel do Tapuio.

Disputando com mais 6 canais de comunicação, ficamos entre os três que participarão da Batalha dos Emojis, promovida pela página no período de 31/7 a 01/8, que escolherá o principal canal de notícias de nosso município. 

“Ficamos devidamente felizes em sermos um dos apontados para a batalha, melhor que isso, de ser reconhecido com um meio de comunicação atuante e em tempo real, essa sempre foi a nossa proposta inicial. Hoje sabemos que muitos objetivos foram alcançados. Gratos pela confiança, credibilidade, e atenção dedicada por nosso público. O nosso muito obrigado, vamos continuar esse trabalho sério e de qualidade para toda a nossa população” publicou o jornalista Filipe Germano, editor chefe do Portal São Miguel Agora.

A ENQUETE

Na hora de se informar sobre São Miguel do Tapuio, qual desses canais você acessa primeiro? 

CANAIS:

  • 1- Campo Maior em Foco (Alecio Rodrigues)
  • 2- Rádio Web São Miguel (Peter Brandão)
  • 3- Portal Samita (Francisco Alves)
  • 4- São Miguel Agora (Filipe Germano)
  • 5- São Miguel em Foco ( Raí Silva)
  • 6- Tapuio Notícias (Valter Lima)
  • 7- Tribuna em Foco (Elias Júnior).

RESULTADO ENQUETE PORTAIS DE NOTÍCIAS

Tribuna em Foco, São Miguel Agora e Portal Samita disputarão a Batalha dos Emojis.

A enquete realizada pela página @Saomigueldotapuiopiaui movimentou as redes sociais e  aplicativos de trocas de mensagens entre 19 e 24 de julho.

Envolvendo os portais de comunicação de São Miguel, Castelo e Campo Maior, fizemos a seguinte pergunta aos nossos internautas:

"Na hora de se informar sobre São Miguel do Tapuio, qual desses canais você acessa primeiro?" e citamos os portais Campo Maior em Foco, Rádio Web São Miguel,  Portal Samita, São Miguel Agora,  São Miguel em Foco , Tapuio Notícias e Tribuna em Foco.

Ao longo de cinco dias a enquete  teve o alcance de 10.801, o engajamento de 1.495 perfis e mais de 500 comentários,  segundo o próprio Facebook.

Vale lembrar que este levantamento  não tem valor científico e portanto não serve para medir de fato a audiência dos portais e o interesse dos internautas.

Durante os dias que a enquete ficou no ar foi possível observar as movimentações dos jornalistas e editores nos grupos de whatsapp para que seus seguidores participassem da enquete. Apesar de questionável, isso é do jogo e da democracia.  Assim como foi democrático os portais que não fizeram mobilização. Os números não irão diminuir a importância dos mesmos para o engrandecimento de nosso município, bem como para o fortalecimento da democratização da comunicação.

A aposta dos portais em buscar "eleitores" para enquete provocou muitas discussões nos bastidores do jornalismo local.

Abertamente,  em seu Facebook, Valter Lima,  editor chefe do site Tapuio Notícias, fez um desabafo, ao tempo que alfinetou:

"Fico muito grato aos que reconhecem de forma honesta, espontânea e coerente, o meu trabalho como jornalista web! Devo dizer ainda que, sobre uma enquete que envolve o nosso trabalho frente ao site Tapuio Notícias, onde venha avaliar-nos como "melhor ou pior", isso jamais será motivo de pararmos de realizar a nossa profissão com muita garra e afinco, pois, ao longo de 20 anos de atividades, eu nunca precisei de nenhuma atitude de auto afirmação para me firmar na minha área de atuação".

Em vários momentos a disputa ficou bem movimentada, envolvendo os seguidores da Rádio Web São Miguel, Tapuio  Notícias,  São Miguel Agora,  Portal Samita e Tribuna em Foco.

ALGUNS DOS COMENTÁRIOS

"O Portal Samita eu vejo ele como o mais imparcial" (Rayneide Rodrigues)

"São Miguel Agora é o melhor porque está sempre informando as notícias em tempo real" (Francisco Enis)

"Rádio Web São Miguel, noticia de qualidade para todo o Brasil e o mundo" (WJ Silva)

"Tapuio Notícias,com Valter lima" (Marina Mota)

"Portal Tribuna em Foco, líder de audiência na região dos carnaubais do Piauí" (Edilgleison Costa)

Após a contabilização dos comentários, os três portais escolhidos para a BATALHA DOS EMOJIS foram:

  • 1- TRIBUNA EM FOCO (Castelo do Piauí)
  • 2- SÃO MIGUEL AGORA( São Miguel do Tapuio) e
  • 3- PORTAL SAMITA(São Miguel do Tapuio).

Os portais que desejarem têm até o dia 29 de julho para entrarem com recursos questionando o resultado da enquete ou solicitando a participação na batalha.

COMO SERÁ A BATALHA DOS EMOJIS?

  • 1- Nessa fase não serão contabilizados os comentários. Ao tempo que forem sendo visualizados, os comentários serão excluídos , para permitir que a disputa fique apenas nos emojis.
  • 2- Cada portal será representado por um emoji e os internautas deverão clicar levemente em curtir, segurando para direcionar qual o emoji desejado.
  • 3- Serão utilizados os três primeiros emojis do Facebook: Curtir, Amei e Força.
  • 4- A ordem e emojis será definida em acordo com os portais.
  • 5-A batalha será realizada das 00:00h  do dia 31 de julho às 19:00h do dia 1° de agosto.

Não é a primeira vez que a página realiza um evento como este. Em julho de 2019  realizamos a Batalha dos Emojis entre os pré candidatos a prefeito de São Miguel do Tapuio Miguel Vieira,  Neide Alves e Pompilim: 

Para entrar em contato com a página: 86 995659098


Fonte: Redação / Página São Miguel do Tapuio - Piauí
Comentários