NUCA - 10/08/2018, 16:05

NUCA participa de evento “Semana Presente” idealizado pela U. E. Lima Rebelo

Denominado de ‘Semana Presente’, O evento buscou trabalhar diferentes assuntos cotidiano do jovem em idade escolar, adotou entre os temas abordados, o “Bullying”, para orientar os alunos e a conhecer um pouco mais sobre o assunto e as consequências dessa prática.


Divulgação Midi 38759362 205037673693314 1768049770166747136 n

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) de São Miguel do Tapuio abordou durante evento realizado na última quarta-feira, 08, na Unidade Escolar Lima Rebelo, pertencente a rede estadual de ensino, sobre o Bullying.

Denominado de ‘Semana Presente’, O evento buscou trabalhar diferentes assuntos cotidiano do jovem em idade escolar, adotou entre os temas abordados, o “Bullying”, para orientar os alunos e a conhecer um pouco mais sobre o assunto e as consequências dessa prática.

Os jovens do NUCA contaram com o apoio e participação da articuladora municipal do Selo UNICEF e Psicopedagoga Poliana Marques Beserra e do Mobilizador dos Adolescentes e Técnico de Informação Junior Cardoso.

O Bullying atualmente é um tipo de violência que se manifesta de maneira diferente em relação a determinadas situações. Por isso a prevenção no ambiente escolar é tão necessária, com medidas as quais irão possibilitar o pleno desenvolvimento da criança e do adolescente, que os leve a ter hábitos sociais de convivência sadia e segura em grupo.

A palestrante Poliana Marques levou uma proposta de um bate papo interativo com os alunos, oferecendo um espaço de escuta e fala, buscando informar nossos jovens sobre esse problema que afeta milhões de crianças e adolescentes. Uma oportunidade para pensar o pensamento, objetivando maior conhecimento sobre o assunto no sentido de controlar de maneira mais efetiva esta problemática dentro do âmbito escolar, contribuindo para formar uma sociedade diferente, mais justa e inclusiva. “A abordagem do tema “bullying” faz com que eles (agressor/vitima) reflitam sobre como agir diante de uma situação de risco e também a importância de respeitar o próximo”, disse.

Na oportunidade o mobilizador dos adolescentes, Junior Cardoso, apresentou alguns dos adolescentes e participantes do NUCA, onde falou da importância dos mesmos estarem inseridos no processo de construção de políticas públicas em nosso município. “Vendo a reação dos alunos durante a exposição do tema, percebe-se que o assunto tem grande potencial para ser trabalhado com os jovens”, disse.

A adolescente Maria de Fatima Soares Mota (integrante do NUCA), contou que grande parte do que foi mostrado na palestra acontece dentro da escola e fora dela. “Aquele que agride um colega, muitas vezes acredita que está fazendo apenas uma brincadeira, mas está machucando a pessoa física e psicologicamente”, disse.

Para o adolescente Éden Alve, também integrante do NUCA, “O bullying pode surgir em qualquer ambiente, seja ele em casa, na escola ou até mesmo num grupo de amigos, ou seja, a prática do bullying não se restringe somente a um único ambiente, mas pode se manifestar em vários lugares”. Disse.

 


Fonte: NUCA / SMT
Comentários