Evento - 08/06/2018, 09:33

Encontro Estadual de Adolescentes conta com participação de jovens do NUCA de São Miguel

O evento foi uma realização do Ministério Público do Trabalho no Piauí, em parceria com o Comitê Nacional de Adolescentes e Jovens na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (CONAPETI).


Divulgação Midi full jovens do nuca1

Os jovens Ana Vieira e Joao Marcelo Sousa, ambos representantes do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes) de São Miguel do Tapuio, no Piauí, participaram na ultima quarta-feira (6), em Teresina, do I Encontro Estadual de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no Piauí (EPAPETI).

Os jovens foram acompanhados pela articuladora do Selo Unicef no município, Poliana Marques Beserra.

O evento foi uma realização do Ministério Público do Trabalho no Piauí, em parceria com o Comitê Nacional de Adolescentes e Jovens na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (CONAPETI).

Realizado das 8h às 17h, na escola Judicial do TRT da 22ª Região, no evento foi debatido temas como atuação do MPT no Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente e Projeto Resgate a Infância. Os adolescentes ainda participarão de oficinas e elaborarão propostas de ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil a serem articuladas por eles próprios em seus municípios.

Além do estado do Piauí, o evento contou com a participação de crianças e adolescentes também do estado do Ceará e de representantes da promotoria, procuradoria, sociedade civil e outros, que deram sua opinião e propostas para Políticas Públicas dentro da temática para desenvolver ações efetivas na rede de proteção.

O Piauí ocupa, junto à Paraíba e ao Ceará, o 11º lugar no ranking de crianças e adolescentes entre 5 a 17 anos que trabalham. O trabalho infantil, além de tirar crianças e adolescentes das escolas ou reduzir o seu rendimento escolar, ainda os coloca em situação de exploração e vulnerabilidade a acidentes.


Fonte: Redação
Comentários