Titularidade - 16/03/2018, 14:12

124 Famílias assentadas recebem títulos definitivo de terras em São Miguel do Tapuio

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Incra, realizou na manhã de hoje, 16, a entrega de Títulos de Domínio a 124 famílias do Projeto de Assentamento Ponta da Serra, núcleo Cachoeira, na zona rural de São Miguel do Tapuio, no Piauí.


Filipe Germano Midi img 2673

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Incra, realizou na manhã de hoje, 16, a entrega de Títulos de Domínio a 124 famílias do Projeto de Assentamento Ponta da Serra, núcleo Cachoeira, na zona rural de São Miguel do Tapuio, no Piauí. A solenidade de entrega foi sediada no próprio assentamento e contou, além dos beneficiários, com a participação de centenas de pessoas.

O Projeto Assentamento Ponta da Serra foi criado em 1995 para atender cerca de 250 famílias de agricultores, desde a sua criação os agricultores lutaram pela conquista do registro de terra. E hoje, 22 anos após, 124 destas famílias estão recebendo o título definitivo de seu lote.

Nesse período as famílias foram assistidas por diversos benefícios, como crédito destinado a reforma agrária, semiárido, habitação e reforma, além de construção de estradas e perfuração de poços.

Várias autoridades prestigiaram o evento, entre elas o prefeito Lincoln Matos, o superintende do INCRA Howzembergson Brito Lima, o deputado estadual Georgiano Neto, presidente do assentamento Miguel Ferreira, diretor de desenvolvimento social e lazer de Governo do Estado do Piauí José Cardoso de Sousa, prefeito de Assunção do Piauí Netinho, vice-prefeito de Buriti dos Montes Francisco Ismael, presidente do sindicato dos trabalhadores Regivaldo Siriano, entre outras.

Durante o evento o prefeito Lincoln Matos, do PTB, destacou suas lutas junto aos agricultores são-miguelenses, em busca de avanços na agricultura familiar e a conquista de benefícios que possam melhorar a vida do homem que vive no campo, bem como destacou sua felicidade em ver mais uma conquista se consolidar. “Mais do que discurso, a mim interessa a prática, hoje vocês agricultores, vocês proprietários dessa terra, sabem como ninguém como foi e como é o meu relacionamento com o agricultor, com o homem do campo, desde que pisei meus pés nesta terra estive ao lado de vocês em suas lidas e suas lutas, o maior exemplo disso são escolas construídas na zona rural, estradas, unidades de saúde, apoio a agricultura familiar, sistemas de abastecimento de água, e tantas outras ações que visam melhorar a vida de vocês” pontuou no gestor.

O deputado Georgiano Neto, do PSD, fez menção ao município de São Miguel do Tapuio como polo e representante de toda região, destacando toda a sua atenção com a população são-miguelense. Em sua fala o deputado disse que “Estamos hoje entregando a titularidade para 124 famílias, o título de posse dar o direito de propriedade, dar uma garantia familiar e dar condições ao proprietário em ter financiamentos e investimentos em seu lote de terra. São Miguel tem recebido uma atenção especial do nosso mandado em várias ações ,e hoje concretizamos mais uma, e nesse dia festivo gostaria de parabenizar a todas as famílias pela conquista aqui alcançada” disse.

O Superintende do INCRA, Howzembergson Brito Lima, ao se pronunciar justificou a ausência do deputado Júlio César, que trabalha pela reforma agrária, e destacou que hoje o município vive um momento ímpar “É um momento ímpar, é um momento de comemorarmos, essa grande conquista. Hoje estamos prestando conta a vocês, de um processo que começou com a criação do Assentamento e agora com a entrega, para de fato quem tem direito, a terra. Parabéns! Eu estou feliz, muito feliz mesmo, de estar fazendo a entrega desses títulos definitivos, entregando um direito constitucional e materializando, concretizando, com esse título a propriedade, que garante o direito de herança de seus filhos.


Fonte: Redação
Comentários