Saúde - 07/07/2017, 10:44

Hospital José F. de Mendonça implanta Teste do Coraçãozinho

O Teste do Coraçãozinho deve ser realizado no recém-nascido ainda na maternidade, após as primeiras 24 horas de vida e antes da alta hospitalar.


Dona Toinha Midi full teste1

Bebês nascidos no Hospital Estadual José Furtado de Mendonça em São Miguel do Tapuio, passarão a partir de agora, pelo exame do coraçãozinho antes de receberem alta. A medida foi adotada após propositura da Vereadora Antonia Soares de Sousa Ribeiro “Toinha” (PSC), durante visita realizada na manhã da ultima quarta-feira, dia 05 de julho, naquela unidade.

Na oportunidade a parlamentar se reuniu com a equipe administrativa da unidade, que tem como diretora Gabriela Matos, e na ocasião propões a implantação do exame, que é uma excelente ferramenta de triagem neonatal para rastrear Cardiopatias Congênitas Críticas em bebês recém-nascidos.

A diretora do Hospital concordou com a proposta e a Vereadora Antonia Ribeiro, que é Enfermeira e especialista em Saúde da Mulher e da Criança. Toinha realizou no mesmo dia o treinamento dos profissionais. “Como sou especialista nesta área, treinei os profissionais, haja vista que o aparelho já existe no hospital e a implantação teria custo zero” afirmou.

Segundo informações da própria Vereadora, foram treinados os profissionais Camerino, Joel, Marcéia, Vanessa e Carla, sendo estes enfermeiros plantonistas e excelentes profissionais capacitados para atuar nessa área.

O Teste do Coraçãozinho deve ser realizado no recém-nascido ainda na maternidade, após as primeiras 24 horas de vida e antes da alta hospitalar. O exame consiste na medição da saturação (níveis de oxigênio no sangue) do bebê, através da utilização de um aparelho denominado ‘oxímetro’.


Fonte: Com informações do Portal Samita
Comentários